quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dicas para a mediação da leitura para crianças pequenas





* Não force as crianças a se sentarem para a leitura. Muitas crianças, especialmente as mais novas, preferem ficar andando enquanto o mediador lê. Isso não quer dizer que elas não estejam atentas à história. Para muitas crianças, a voz é mais significativa do que olhar.
* Não peça para as crianças fazerem atividades depois da leitura ou responderem a questões sobre o texto que acabou de ser lido. Se o objetivo da mediação é fazer com que as crianças se tornem leitoras e tenham uma relação prazerosa com os livros, é preciso considerar a gratuidade da leitura, sem qualquer cobrança.
* Não é preciso utilizar na leitura outros recursos, como instrumentos musicais ou fantoches. O livro é um objeto completo, que não precisa do suporte de outros elementos.
* Dramatizar a leitura também não é necessário. A narrativa leva a criança a imaginar o que se passa na história, sem precisar que seja dramatizada pelo adulto.
* O mediador deve estar disponível para escutar, ler vários livros e não limitar o tipo de leitura. Se as crianças pedirem para a leitura ser interrompida, faça isso. Converse com as crianças, pergunte se querem escolher outro livro ou se preferem ler sozinhas.
* Incentive o manuseio dos livros pelas crianças. Na hora de arrumar a biblioteca, por exemplo, as crianças podem dar sugestões de como organizar os exemplares, podem ajudar a guardar e, com isso, apropriar-se ainda mais dos livros.
* Se os livros ficarem em uma estante, prefira deixá-los com a capa exposta, de modo que as crianças possam ver a ilustração. Em instituições que não possuam uma biblioteca, os livros podem ser divididos em diferentes salas. Deixar alguns livros em cestas e prateleiras na recepção pode ser interessante para que os pais também possam conhecê-los.
Fonte: Centro de Estudos A Cor da Letra

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