segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Dica da semana

LIVRO: AS MENINAS E O POETA

Neste 'As meninas e o poeta', organizado pelo também poeta Elias José e ilustrado por Graça Lima, estão reunidos poemas que Bandeira escreveu para crianças e jovens, em sua maioria filhas de seus amigos. Em aniversários, nascimentos, batizados, qualquer data especial ou após as costumeiras visitas, Bandeira deixava um poeminha.

Manoel Bandeira

Ele foi um dos poetas nacionais mais admirados, inspirando, até hoje, desde novos escritores a compositores. Aliás, o "ritmo bandeiriano" merece estudos aprofundados de ensaístas. Por vezes inspira escritores não só em razão de sua matemática, mas também devido ao estilo sóbrio de escrever.

Manuel Bandeira possui um estilo simples e direto. Aliás, numa análise entre as obras de Bandeira visa a purgar de sua obra o lirismo. Bandeira foi o mais lírico dos poetas. Aborda temáticas cotidianas e universais, às vezes com uma abordagem de "poema-piada", lidando com formas e inspiração que a tradição acadêmica considera vulgares. Mesmo assim, conhecedor da Literatura, utilizou-se, em temas cotidianos, de formas colhidas nas tradições clássicas e medievais. Em sua obra de estreia (e de curtíssima tiragem) estão composições poéticas rígidas, sonetos em rimas ricas e métrica perfeita, na mesma linha onde, em seus textos posteriores, encontramos composições como o rondó e trovas. Bandeira produziu mais de 30 obras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário