segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que é ser voluntário?

O primeiro post neste blog não poderia ser outro. Então, que tal sabermos o que é ser um voluntário?

"Voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário" Comunidade Solidária, atual Comunitas
O conceito acima é bem parecido com o difundido pela Organização das Nações Unidas (ONU): "voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos." Nos conceitos de voluntário acima, encontra-se a principal motivação para o exercício do voluntariado: a satisfação.
O trabalho voluntário gera uma realização pessoal, um bem estar interior originado do prazer de servir a quem precisa. É um sentimento de solidariedade e amor ao próximo aliado com a importância de sentir-se socialmente útil.
O serviço voluntário é uma realidade antiga no Brasil e, desde 1998, há uma Legislação específica para a prática do voluntariado, criando respaldo jurídico para facilitar a profissionalização do serviço voluntário. vale a pena refletir!!!!!!! texto retirado do portal do voluntário.

Um comentário:

  1. O PODER DE UMA META
    Autor: Rógerio CaldasSucesso

    Não é destino, sucesso não é acidente. Se observar as pessoas de sucesso, notará que elas começam com uma meta. Fique alerta. Ao se aventurar no atingimento de uma meta você sofrerá críticas e até rejeição, é preciso firmeza de propósito, caráter, personalidade. Se não quer receber críticas não diga nada, não faça nada, não seja nada.Uma meta é algo tão valioso que você não deve responsabilizar outras pessoas pelo não atingimento da mesma. Que infelicidade chegar aos seus 40 ou 50 anos, olhar para trás e dizer : "Queria ter realizado algo valoroso, mas meu chefe não deixou!" O atingimento de uma meta não aceita desculpas. Homens e mulheres são limitados, não por seu lugar de nascimento, nem pela cor da sua pele, mas pelo tamanho da sua meta. O que importa não é de onde você vem, mas para onde você vai.É preciso uma estratégia, um plano para se atingir um alvo ou uma meta. Na fase inicial, sucesso está ligado à dor. No meio do caminho é provável que bata um forte desânimo, é previsível. Não se iluda, haverá dias terríveis em sua vida, dias em que nada funciona. Você vai ficar ansioso, perderá o sono, vai suar frio.Não desista, isso faz parte de quem aspira a algo superior. Estou certo de que a persistência representa 98% do atingimento de uma meta. Meta exige disciplina. Disciplina pesa quilos. Arrependimento pesa toneladas. Mais do que disciplina o atingimento de uma meta exige renúncia. Existem pessoas que atingem a sua meta e param. Começam a se sentir confortáveis e depois relaxam, acomodam-se, refiro-me à famosa zona de conforto. "O desejo pára com a posse." É a hora da conversa interpessoal. A conversa consigo mesmo. Pare, sente-se, fique sozinho e pense na direção em que está indo, e se é para onde quer ir. A melhor maneira de se predizer o futuro é ter uma idéia clara do que está acontecendo com você agora. A coisa mais importante é considerar a coisa mais importante como sendo a coisa mais importante! O que é importante para você no próximo ano? Qual o seu projeto de vida? Acredite: O mundo abre alas para um ser humano determinado!

    Bjos

    ResponderExcluir