quarta-feira, 28 de julho de 2010

Café com letras da loja REG.


No dia 27 de Julho de 2010,terça-feira, nos reunimos no Instituto Peró, instituição parceira da loja (REG-475) para realizar o Café com Letras juntamente com as lojas da praça de Pernambuco. Estiveram presentes voluntários das lojas REC, RCF, RES e RET e o Instituto Solidare, outra instituição que recebe doações de nossa loja. O evento seria realizado dentro de nossa unidade, apesar do contra-tempo e da grande quantidade de pessoas que estiveram presentes, foi necessário que fosse realizado no Instituto Peró, e no final, de tudo certo e a ação superou as expectativas de todos os voluntários que se fizeram presentes no dia. O tema escolhido pela nossa loja resume-se na frase: “Aroma de conhecimento e gosto de boas histórias”.

Iniciamos o dia com uma apresentação teatral elaborada pela loja REG que recebeu o nome de “A Gororoba”, uma sátira humoristica em que “atores de Hollywood” são contratados para fazer um filme sobre a filha de uma faxineira que, ao fazer uma refeição em um restaurante começa a passar mal e imediatamente é socorrida, e frequentemente os “atores” são interrompidos pelo diretor do filme que muda as formas de atuações diversas vezes, exigindo que os atores, a cada vez que repassam a cena, façam respectivamente de uma forma mais rápida, mais devagar, mais alegre, mais triste, de forma misturada e de forma natural, tudo com o mais elevado senso de humor. Ao fim da peça, os voluntários iniciam o café da manhã super farto com um divertido troca-troca de fotografias.

E vêm a vez do Instituto Solidare que foi apresentado para os voluntários pela nossa supervisora Paula Ferino. A instituição trouxe uma apresentação especial de um grupo de danças de rua com influências do Rap e do Hip-Hop chamado Grupo Colisão, que foi fundado dentro da Instituição por rapazes que fazem parte de lá. O grupo levantou gritos eufóricos e arrancou aplausos dos associados com passos de breakings e New School seguidos e saltos mortais e lokers.

Após a apresentação do Instituto Solidare, quem se candidata a se apresentar é a loja REC trazendo a dinâmica da pipóca, fazendo uma competição entre todos os voluntários, onde todos de mãos dadas em círuclo, quem errasse algum passo, ficava fora e assim, diminuia o círculo até que ficasse o último que em nenhuma vez errasse o passo. E quem venceu foi o associado Isaac da loja REG.

A loja RET dá continuidade com uma dinâmica que trabalha o poder da mente de imaginar e explorar coisas novas, onde todos os associados fecharam os olhos e e batiam com os dedos na palma da mão criando o som da chuva ao cair no chão. O associado Fernando da loja RES relatou um fato acontecido em sua loja em que uma das associadas ao participar dessa dinâmica se emocionou ao sentir e imaginar o efeito do som da chuva feito com as mãos.

E o próprio Fernando dá continuidade Representando a loja RES trazendo aos associados a reflexão sobre a conquista e a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente que completou 20 anos no último dia 13, e reforçando ao trabalho voluntário o dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente seus principais direitos previstos na lei e apresentando como a base da ação voluntária.

A loja RCF representada por Angélica Lima, tras uma mostra de brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis, onde ela ensina como fazer a “Cascata de Sabão” usando garrafa Pet de 500ml, tecido de toalha, liga de borracha e fita adesiva. E quando mergulhado em água com detergente e soprado ela forma uma cascata de bolhas de sabão que saem pelo tecido de toalha. O brinquedo chamou a atenção dos voluntários que logo de cara aprenderam como é simples fazê-lo!

Para encerrar o evento do dia, o Instituto Peró e as crianças de lá apresentam junto comigo um musical da canção popular “Peixe Vivo” e “Maracatu Atômico” de Chico Science com instrumentos de percussão sendo executado pelas crianças e o berimbau sendo executado por mim. Os voluntários aplaudiam contínuamente e diziam: “Mais um!”, pedindo que se repetissem novamente as canções, até que o grupo de crianças tocou uma música de maracatu de autoria própria levantando todos os voluntários que estavam sentandos, fazendo todos dançarem, arrancando mais uma salva de palmas de todos os presentes.

O grupo de voluntários se reune e o Instituto Peró representado pela educadora Adélia agradece aos voluntários e os convida para futuras ações na instituição e o comitê articulador faz o encerramento com discursos de motivação ao trabalho voluntário.

Com certeza, esse foi o mais animado café com letras já realizado entre as lojas da praça de Pernambuco, pois todos fizeram tudo com muita dedicação e muito entusiasmo. Parabéns NE-2, esse trabalho não pode parar. Continuem cada vez mais fortes!

Israel Pereira – Voluntário REG-475

Parabéns pessoal de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário