quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mais interação para você!!!

TWITTER.COM/INSTITUTOCEABR
O blog do Instituto acaba de criar mais um canal de interação com você. A partir de hoje, o Twitter faz parte da nossa comunicação. Com essa ferramenta vamos ficar mais ligados e você poderá mandar seus comentários, dar sugestões de matérias e ficar sempre atualizado sobre o que acontece no blog.
Participe você também .
até mais

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Prazo para inscrição no concurso Escola de Leitores é ampliado em Natal

Barueri (SP) – O prazo para as inscrições no concurso Escola de Leitores em Natal e Parnamirim (RN) foi prorrogado até 6 de novembro. A decisão unifica a data final para inscrições nas quatro edições do concurso: Natal, São Paulo (SP) , Rio de Janeiro (RJ) e Paraty (RJ).

O concurso Escola de Leitores é uma iniciativa do Instituto C&A, realizada em parceria com secretarias de educação e instituições sem fins lucrativos da área da promoção da leitura. Sua finalidade é mobilizar as comunidades escolares para a implantação, aprimoramento e consolidação de projetos de promoção da leitura e de formação de leitores nas redes públicas de educação e nas comunidades em que essas redes estão inseridas.

Em Natal, o concurso é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec) do Rio Grande do Norte e o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE). Em São Paulo, a ação se desenvolve com a Secretaria Municipal de Educação (SME – SP). No Rio, a parceria se dá em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em Paraty, o trabalho é feito junto com a Associação Casa Azul.

As escolas vencedoras receberão recursos financeiros para a implementação de seus projetos de leitura, formação técnica, oportunidades de intercâmbio e de difusão de experiências. Ganharão, ainda, a possibilidade de enviar um representante à Colômbia, considerado país modelo em políticas públicas de promoção da leitura.

Os resultados do concurso serão divulgados no site do Instituto até o dia 18 de dezembro.

Para saber mais sobre o tema, acesse

http://www.institutocea.org.br/instituto/site/content/acoes/concurso_escolas_de_leitores.aspx

Fonte site do instituto.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Novas fotos!!!

No icone Álbum do Instituto já temos as fotos da Convenção realizada no último dia 20. Vale a pena conferir.

Encontro de voluntários celebra a infância, os 18 anos do Instituto C&A e os novos participantes!!!



Aí está algumas fotos da Convenção do Instituto C&A em Atibaia( SP) . O encontro 2009 foi realizado no dia 20 deste mês e reuniu cerca de 500 pesssoas, entre elas estavem voluntários de todo o país, lideranças da C&A, representantes de intituições parceiras e outros componentes.

o evento é a principal oportunidade de confraternização dos voluntários do Intituto C&A no ano.









fotos do pessoal de PRU-Presidente Prudente( SP) Obrigado Carlos Eduardo.


Galera focada!!! é isso aí.



Força, vontade e dedicação. Essas palavras definem o espirito contagiante da galera da loja PRU, Presidente Prudente -SP, inaugurada em 26 de março deste ano. Com a sala de leitura pronta, o Café com Letras feito e a Instituição escolhida os associados da loja festejam mais esta conquista.


A loja possui 41 associados e lá mais da metade são voluntários do instituto, que bacana né? A instituição parceira deles é a Creche Walter Figueredo, localizada no Estado de São Paulo, que atende cerca de 150 crianças de 0 a 6 anos.

Para mais informações sobre como ajudar a Creche basta acessar o site, la´você encontra o endereço e o telefone.


http://www.arenales.com.br/acao_social-ver.asp?codigo=26


Parabéns PRU, SUCESSO PESSOAL..


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Uma leitura que marcou a minha vida! segunda colocada.


Em janeiro deste ano, marquei um encontro com meu esposo e meu pequeno João Davi, de três aninhos, num shopping center daqui de Natal. Precisávamos comprar um presente para uma festa de aniversário do filho de uma amiga nossa, a Rose, que também é voluntária do Instituto C&A.Enquanto me esperavam, eles entraram numa livraria. Meu esposo acabou comprando alguns livros infantis, com a intenção de voltar a atenção do nosso filho para a leitura, como uma forma de lazer, além dos brinquedos, que são geralmente a primeira escolha tanto das crianças quanto dos pais nesta faixa etária.

Deixamos nosso filho bastante à vontade para essa nova experiência na vida dele: arrumamos todos os livros ao lado de sua cama, numa banquinha de cabeceira, para que ele tivesse acesso na hora que quisesse. Nos primeiros dias, ele folheava aleatoriamente, meio sem compromisso, só vendo as gravuras. E ficava por ali mesmo. Depois, geralmente pegava algum brinquedo ou assistia TV.Na hora de dormir, sempre gostei de conversar com ele. Como ele passa o dia com minha avó enquanto eu trabalho, ela conta histórias para ele. São histórias que vão de contos de fada a histórias simples, como a de um menino levado ou um gatinho que saiu por aí. Com isso, ele passou a pedir para que eu contasse história na hora de dormir. Foi muito legal. Ele ficava todo empolgado, perguntava o que iria acontecer, ficava superinteressado. Mas foi só por uma semana, pois meu repertório acabou. Foi aí que tive a ideia de levar o livro para a cama. Eu apenas lia as histórias e mudava um pouco a entonação da voz quando “interpretava” a fala de algum personagem.

Nesse contexto, o livro Sons da Selva tornou-se meu grande aliado. O livro, como o próprio título já indica, descreve os animais da selva através de dobraduras que se movimentam ao folhearmos as páginas. Cada página descreve um cenário distinto da selva: do amanhecer ao cair da noite. E o mais interessante é que ele emite os sons dos bichos, que vão do rugido do leopardo aos gritos dos macacos. Na virada de cada página, há um pequeno glossário que identifica cada um dos animais.Na primeira vez que lemos o livro, ele se assustou com o leopardo. Mas, depois de entender que o bicho não lhe faria mal algum, tornou-se leitura obrigatória antes de dormir. Hoje ele já sabe o nome de quase todos os bichos. Como já lemos muitas vezes para ele, às vezes ele pega o livro e fala: “Mamãe, agora é a minha vez”. E assim começou a ler para gente, meio que nos imitando.

Em meio a tudo isso, nós só colhemos bons frutos desse novo hábito do nosso filho: ele ficou tão animado com o livro, que falava dele em todos os lugares que ia. E qual foi a minha surpresa ao ser procurada por sua professora, me pedindo para que eu levasse, no dia seguinte, o livro, para que João Davi fizesse uma “leitura” com seus colegas.No outro dia, no caminho da escola, ele ia com o livro debaixo do braço. Parecia que transportava a coisa mais preciosa do mundo. Quando fui buscá-lo, a professora falou que a “leitura” das crianças foi muito divertida e que todas haviam gostado muito do livro dele.

Essa foi a minha história de leitura, que graças a Deus não mexeu só com minha cabeça. Meu filho é um exemplo vivo de que a leitura não tem hora certa para começar na vida de uma pessoa, e que ela só tem a acrescentar. No geral, ela estimula a imaginação, a atenção, etc. No meu caso, não é só isso: trata-se de um momento único que eu tenho com meu filho, após um longo e exaustivo dia de rotina puxada. Praticamente só nos vemos à noite. Passamos o dia longe um do outro. Mas ali, na cama, com aqueles livros... É o nosso momento, apesar de todo o cansaço e sono. Tenho certeza de que meu filho não vai esquecer disso. Quando ele estiver grande, homem feito, com sua família, seus filhos, quem sabe, não fará o mesmo com eles?


E a leitura seguirá com seu papel: mexer e mudar para sempre a cabeça das pessoas.

Por Jacqueline Andrade dos Santos Lima, de Natal (RN)
Sobre a obra
Sons da Selva, de Maurice Pledger (Ciranda Cultural, 2008).

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Encontro de voluntários celebra a infância, os 18 anos do Instituto C&A e os novos participantes!!!


Atibaia (SP) – O Encontro 2009 – Instituto C&A, realizado ontem (20/10), em Atibaia, reuniu cerca de 560 pessoas, entre voluntários do Instituto C&A, lideranças da C&A, representantes de instituições parceiras e outros convidados. O evento é a principal oportunidade de confraternização do voluntariado do Instituto C&A no ano. A edição 2009 do encontro aconteceu no Tauá Hotel Atibaia.

“Queremos que este momento nos traga à mente um encontro de amigos, de convicções, de crenças e de compromisso”, disse Paulo Castro, diretor-presidente da instituição, durante discurso. O tema que inspirou a festa neste ano foi “Infâncias” e reflete o trabalho dos voluntários do Instituto C&A com crianças de 0 a 5 anos iniciado em 2009. Outro aspecto que pautou o evento foi o aniversário de 18 anos do Instituto C&A, comemorado em 5 de agosto último.

A programação do evento incluiu a realização de uma gincana com brincadeiras infantis como amarelinha e corda, e de dez oficinas formativas. A partir das oficinas, foram produzidos esquetes teatrais, que foram costurados para a apresentação ao público em formato de espetáculo.A execução da gincana e das oficinas e a montagem do espetáculo estiveram a cargo do Instituto de Arte Tear, do Rio de Janeiro (RJ). Voluntários do Instituto C&A e representantes de organizações parceiras também cooperaram no trabalho.

Os participantes foram divididos em equipes identificadas por camisetas que faziam referência aos direitos da infância e da adolescência.“Nunca tinha vindo ao Encontro antes. Tem muita gente, muita animação e atividades que mexem com a gente”, disse Katiane Machado, voluntário do Instituto C&A e funcionária da loja da C&A na região central de Curitiba (PR).

Mirna de Cássia Souza, voluntária do Instituto C&A e funcionária do Viashopping Barreiro, em Belo Horizonte (MG), também fez sua estreia no evento. “Estou amando estar aqui. É uma grande oportunidade para conhecer pessoas e interagir com outros voluntários”, disse.


fonte: site instituto cea

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dicas para a mediação da leitura para crianças pequenas





* Não force as crianças a se sentarem para a leitura. Muitas crianças, especialmente as mais novas, preferem ficar andando enquanto o mediador lê. Isso não quer dizer que elas não estejam atentas à história. Para muitas crianças, a voz é mais significativa do que olhar.
* Não peça para as crianças fazerem atividades depois da leitura ou responderem a questões sobre o texto que acabou de ser lido. Se o objetivo da mediação é fazer com que as crianças se tornem leitoras e tenham uma relação prazerosa com os livros, é preciso considerar a gratuidade da leitura, sem qualquer cobrança.
* Não é preciso utilizar na leitura outros recursos, como instrumentos musicais ou fantoches. O livro é um objeto completo, que não precisa do suporte de outros elementos.
* Dramatizar a leitura também não é necessário. A narrativa leva a criança a imaginar o que se passa na história, sem precisar que seja dramatizada pelo adulto.
* O mediador deve estar disponível para escutar, ler vários livros e não limitar o tipo de leitura. Se as crianças pedirem para a leitura ser interrompida, faça isso. Converse com as crianças, pergunte se querem escolher outro livro ou se preferem ler sozinhas.
* Incentive o manuseio dos livros pelas crianças. Na hora de arrumar a biblioteca, por exemplo, as crianças podem dar sugestões de como organizar os exemplares, podem ajudar a guardar e, com isso, apropriar-se ainda mais dos livros.
* Se os livros ficarem em uma estante, prefira deixá-los com a capa exposta, de modo que as crianças possam ver a ilustração. Em instituições que não possuam uma biblioteca, os livros podem ser divididos em diferentes salas. Deixar alguns livros em cestas e prateleiras na recepção pode ser interessante para que os pais também possam conhecê-los.
Fonte: Centro de Estudos A Cor da Letra

terça-feira, 20 de outubro de 2009

JÁ JÁ

LOGO MAIS TEREMOS AQUI AS FOTOS DA CONVENÇÃO E O TEXTO DE UMA DAS GANHADORAS DO PROJETO PRAZER EM LER.
ATÉ MAIS

O GRANDE DIA CHEGOU!!!!!

A CONVENÇÃO DO INSTITUTO CEA VAI ACONTECER HOJE,20, E CONTARÁ COM VÁRIOS VOLUNTÁRIOS DE TODO O PAIS. A CIDADE DE ATIBAIA FOI ESCOLHIDA COMO SEDE DO ENCONTRO, ELA ESTÁ LOCALIZADA A 65 KM DA CAPITAL PAULISTA. O EVENTO CONTA COM A PRESENÇA DE MAIS DE 500 PESSOAS EMTRE ENTRE GERENTES, VOLUNTÁRIOS E CONVIDADOS. O TEMA ESCOLHIDO FOI A INFÂNCIA.

DURANTE TODO O DIA SERÁ REALIZADO GINCANAS, OFICINAS E APRESENTACAO DE UM ESPETÁCULO QUE SERÁ FORMADO POR VOLUNTÁRIOS, DURANTE O ATIVIDADES OS PARTICIPANTES UTILIZARÃO BRINQUEDOS QUE POSSUEM CARACTERISTICA DE CADA REGIÃO. ALÉM DISSO, O EVENTO EXIBIRÁ TRABALHOS VENCEDORES DA "CHAMADA CRIATIVA"O QUE É SER CRIANÇA?. O TRABALHO TEVE COMO TEMA O QUE É SER CRIANÇA? A INICIATIVA PREMIARÁ AS 40 MELHORES PRODUÇÕES COM O VALOR DE R$ 300. E DOS VENCEDORES DO PROJETO PRAZER EM LER, QUE SÃO TRÊS MULHERES QUE SÃO SUELLEN PATRÍCIA DE ANDRADE, FUNCIONÁRIA DA LOJA DA C&A DO SANTANA PARQUE SHOPPING, EM SÃO PAULO (SP), FICOU COM O PRIMEIRO LUGAR. A SEGUNDA COLOCADA FOI JACQUELINE ANDRADE DOS SANTOS LIMA, DA LOJA DA REGIÃO CENTRAL DE NATAL (RN). ALINE SOUZA ALVES, FUNCIONÁRIA DA LOJA DA C&A NO ITAÚ POWER SHOPPING, EM CONTAGEM (MG), FICOU EM TERCEIRO LUGAR. O CONCURSO CONTOU COM 99 TEXTOS INSCRITOS, DE 69 UNIDADES DA C&A. ALEM DE PARTICIPAREM DO ENCONTRO ELAS RECEBERÃO O VALOR DE R$ 200,00 CADA PARA A COMPRA DE LIVROS E TERÃO SEUS TEXTOS PUBLICADOS EM BREVE NESTE SITE E NO PORTAL DOS VOLUNTÁRIOS.